"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que hava silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade..." Rubem Alves

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFESSORES



Todo mundo sabe que ser professor hoje em dia não esta sendo nada fácil, por vários motivos um deles é a violência e os maus tratados que vêem sofrendo muitos dos professores algo que esta se tornando cada vez mais comum e rotineiro. As manchetes de jornais denunciam sistematicamente a ocorrência de inúmeros acontecimentos que podem ser traduzidos pelo aumento da violência praticada contra os professores, e pesquisas feitas demonstra essa dimensão desse crescimento.

Há algum tempo a relação professor aluno vem se modificando e se tornando uma relação mais afastada e menos amigável, infelizmente geralmente para muitos alunos o professor se torno seu inimigo e a sala de aula se tornou um ambiente hostil, aonde o aluno vai e aprende se quiser e ainda exige do professor que o de uma nota satisfatória.

Há cada vez mais um desrespeito com os professores, eles viraram alvo de chacotas, violências físicas e verbais, a sala de aula se tornou um lugar complicado a inter relação do professor com seu aluno já não são mais a mesma, o professor virou também alvo do chamado Cyberbullying, onde os alunos por meios de paginas de relacionamento como o Orkut e rede sociais, criam comunidades do gênero “Eu odeio meu Professor” “Eu odeio o Professor fulano de tal” para expressar  ódio e violência a seus professores.

Segundo as informações do site ‘’Sala dos Professores’’ foi realizado uma pesquisa que mostra os dados de que a violência contra o professores cresceu mais de 40 por cento, Insultos, agressões físicas e furtos são as situações de violência mais freqüentes. Em 2003, o Ministério da Educação registrou 2133 casos de ações. A violência dos alunos é, muitas vezes, fruto de insucesso escolar e de um ambiente familiar problemático.

No ano letivo de 2002/2003, a PSP efetuou 371 detenções por crimes cometidos nas áreas escolares. Mais de cem detenções correspondem a ofensas à integridade física, 81 a crimes de furto e 57 a injúrias ou ameaças.
Estudos recentes revelam que 15 por cento dos 11 milhões de pessoas que trabalham no sector da educação foram vítimas de violência. Todos os anos, mais de meio milhão de profissionais da educação apresentam baixas médicas de mais de seis dias, em média, por acidentes e doenças profissionais. Estas “baixas representam 40 por cento do absentismo no sector”.

Há muitos professores que desistem de lecionar devido aos traumas sofrido pela violência gratuita dos alunos violências que vem de fatores sociais, psicológicos e pedagógicos quantos professores são espancados nas escolas cursinhos faculdade, como pode um professor ir trabalha numa condição onde ele não pode destituí de sua autoridade e autonomia?
“sabemos que existe uma grande dívida social dos governos que, apesar de discursos inflamados e de tentativas inócuas, pouco têm se empenhado na busca de ações concretas que apontem soluções”

O site Sinpro Norte divulgo que a algum tempo, já tramita no Congresso Nacional o projeto de lei 6269/09, que criminaliza a agressão contra professores, dirigentes educacionais, orientadores e agentes administrativos de escolas. Dentro deste projeto de lei, a pena prevista é de quatro anos de detenção (em casos de agressão física) e de três anos (em caso de agressão moral). Esse projeto alteraria o Código Penal 2.848/40 que se refere ao desacato ao funcionário público. Caso o aluno agressor seja menor de idade deverá receber penalidade estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).
Agora é espera para ver o resultado dessa lei, mais me pergunto será que essa lei vai funciona? Fica essa pergunta 

Referencias: 
sinpro-rs.org,e saladosprofessores.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A agressividade é natural ao ser humano. Foi necessária à sua sobrevivência e defesa pessoal.
    Atualmente, as famílias pouco se encontram. Em casa, cada um tem seu horário de trabalho e estudo, os pais já não têm tanto tempo para o contato físico com os filhos. Muitas famílias estão desestruturadas pelo alcolismo, pela droga, pela violência doméstica, desagregação familiar, ausência de valores.
    hoje a legislação brasileira é deficiente, claro leis não são apenas para punir, também proteger, por outro lado essas leis ou defesa da criança e do adolescente, não preve punição no caso da violência partir do próprio adolescente assim lhes passando a sensação de que ele podem tudo.
    resposta não funcionará e é ineficaz

    triste parem é a realidade

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo pensa que ser professor é fácil mamão com açúcar mais vai trabalha em uma profissão onde você não tem nem uma condição de trabalho bem remunerado de cara o salário já é uma palhaçada sem tamanho enquanto nossos governantes mamam nas tetas do governo trabalhando pouca horas fil. e ganhando rios de dinheiro pra fica cosando o saco. os professores que muitos trabalham de manha tarde e noite ganham uma miséria e ainda tem em que aquenta os seus alunos te chigando de filha da puta pra baixo onde você escuta com freqüência vai toma no C...
    Ah gente pela mor de Deus tomem uma atitude ....
    Ótimo post adorei o que você escreveu ótimo blog também parabéns

    ResponderExcluir
  4. Muito pertinente!!Tenho uma amiga formada em Matematica que desestiu de dar aula por esses motivos!Parabens pela escolha do tema.

    ResponderExcluir